O 1.º Esquerdo é um coletivo pelo direito à habitação digna, que trabalha na área de Lisboa, e que luta por medidas que resolvam a crise de habitação que se vive em Portugal. Atuamos com um paradigma de resistência e ação para que a habitação possa ser vista como um direito.

Nos últimos anos, a crise de habitação tem-se acentuado, com decisões políticas que entendem que as casas são uma mercadoria e não um direito. Os incentivos à especulação imobiliária e ao turismo criaram um mercado de habitação sobreaquecido e inelástico, com preços que cada vez mais descolam da realidade.

Este coletivo nasceu em setembro de 2024, da junção do Casa É Um Direito e do Chão das Lutas. Esses dois movimentos pensavam a habitação digna como um direito fundamental e acreditavam que a luta pode, e deve, ser feita ppr toda a gente. Por isso, juntaram-se para alargar a luta e construir pontes no movimento pelo direito à habitação que obtenham resultados concretos.

Mas não precisa de ser assim. Na verdade, a crise de habitação que vivemos é fruto de escolhas políticas que dão prioridade ao negócio do turismo e à especulação. Mas o 1.º Esquerdo sabe que não precisa de ser assim. Por isso, lutamos por uma sociedade mais justa e por casas para viver.